Água, Fonte de Vida

Tuesday, March 25, 2008

Semana da água em Salvador

Local: Parque da Cidade

De 26 a 29, a programação acontecerá no Parque da Cidade, em dois toldos que abrigarão atividades lúdicas direcionadas ao público infanto-juvenil, contemplando, inclusive, estudantes de escolas públicas. Serão brincadeiras com mensagens de educação ambiental e proteção das águas e apresentações teatrais temáticas diárias, às 10 e às 15h. No mesmo local, será realizada uma exposição do fotógrafo André Carvalho, denominada "Somos Água", com fotos sobre rios e cachoeiras do estado.

Também será exposto um dessalinizador da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb). O equipamento transforma água salobra em potável para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais do semi-árido baiano, retirando o sal da água captada nos poços tubulares.

Uma estação meteorológica móvel também será instalada para o repasse de informações sobre o monitoramento do tempo e do clima. No sábado (29), às 10h, o coral da Cerb fará uma apresentação especial com músicas relacionadas ao tema "Água". Estão previstos ainda a exposição de uma cisterna aberta da Sedes, para mostrar seu funcionamento ao público, e de um equipamento da Sedir que transforma a umidade do ar em água.

A Companhia de Polícia Ambiental (Coppa) também fará uma apresentação do combate aos crimes contra as águas, a exemplo da Operação Carapeba na Baía de Todos os Santos.

Parque São Bartolomeu

A Semana da Água será marcada ainda por uma Caminhada Ecológica, no Parque São Bartolomeu, sábado, de 8h30 às 11h30, envolvendo alunos de escolas públicas municipais, universitários de gestão ambiental, moradores do entorno e a a Associação dos Amigos dos parque.

Haverá coleta de lixo, apresentação teatral, grupo de capoeira, dança afro-indígena, oficina com materiais reutilizáveis, exposição de pintura acrílica sobre tela com o tema água e plantio de mudas nativas. Encerra a programação, às 11h, o Coral da Embasa, apresentando músicas temáticas com a Orquestra Sinfônica dos Alunos das Escolas Municipais de Salvador.

No dia 28, serão divulgados os resultados da primeira campanha do Programa Monitora, que está avaliando a qualidade das águas dos 75 maiores rios do Estado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home